Skip Navigation LinksDownload e Instalação das Estações da Rede

Instruções Gerais 

O Controle Escolar pode ser utilizado em uma rede local. O computador onde foi instalado o programa é o Servidor. Os demais computadores da rede são as Estações de Trabalho ou simplesmente Estações. As estações de trabalho acessam os dados que estão no Servidor. Elas não têm cópias dos dados.

O programa instalado nas estações não é o mesmo do instalado no servidor. O programa para as estações instala apenas os componentes necessários para o acesso ao Banco de Dados no Servidor.

Como os dados estão no Servidor, a pasta do Controle Escolar no Servidor deve estar compartilhada para permitir o acesso pelas Estações. 

Nota:

Quando a versão do Controle Escolar é atualizado pode ser preciso refazer o compartilhamento. Isso é necessário quando após a atualização do programa e ele for executado de uma estação, aparecer a mensagem de erro abaixo:

 

Como compartilhar a pasta do programa Controle Escolar no Servidor

  1. No computador Servidor, abra o Windws Explorer;
  2. Computadores de 64 bits, selecione no drive C: a pasta:
         C:\Arquivos de Programas (x86)\Controle Escolar;

    Computadores de 32 bits, selecione no drive C: a pasta:
         C:\Arquivos de Programas\Controle Escolar;

    Somente selecione a pasta, não abra;

    Nota:
     Computadores de 32 bits não tem a pasta Arquivos de Programas (x86)
  3. Clique sobre a pasta com o botão direito do mouse e, no menu de contexto clique em Propriedades. Na janela Propriedades selecione a guia Compartilhamento, pressione o botão Compartilhamento Avançado (tem que possuir credenciais de Administrador);



  4. Caso apareça um formulário perguntando se deixa o programa fazer alterações no computador clique no Sim;
  5. No formulário de Compartilhamento Avançado marque a caixa Compartilhar a pasta.
  6.  No campo Nome do compartilhamento sugerimos que não use nomes maiores que 12 caracteres nem com espaços, para manter a compatbilidade com sistemas anteriores. Qualquer nome que dê não  alterará o nome da pasta no seu computador.
  7. Clique no botão Permissões;



  8. As permissões devem ser para os grupos Todos e Rede, e a permissão deve ser Controle total. Caso esteja diferente, pressione o botão Adicionar e no formulário seguinte digite Todos ou Rede, conforme for o caso. Se o sistema está em Ingles, será Everyone e Network.



  9. Em versões anteriores do Windows, pode ser apresentado um formulário conforme o mostrado abaixo. Neste caso basta assinalar as 2 caixas, Compartilhar esta pasta na rede e Permitir que usuários da rede alterem meus arquivos.



  10. Nos Windows 7, 8 e 10 também é necessário configurar a guia Segurança da janela Propriedades do Controle Escolar. Clique na guia e proceda da mesma forma que foi feito na guia Compartilhamento. Devem existir os grupos Todos e Rede. Caso algum deles não exista, pressione o botão Editar, Adicionar e digite o nome do grupo que está faltando. Pressione OK.


  11. Para verificar o compartilhamento, em uma das estações clique no botão Iniciar, Rede, e tente localizar o diretório ControleEsc entre os itens apresentados. 

Mapear a Pasta do Controle Escolar

Mapear uma pasta significa atribuir à mesma uma letra para que possa ser referenciada como se fosse uma unidade de drive. Desta forma podemos simplificar o seu uso.

  1. O compartilhamento é feito no Servidor, o mapeamento é feito em cada Estação.  Na Estação, Abra o Windows Explorer, vá descendo até a parte de baixo até ver Rede. Em versões anteriores é Meus locais de rede.
  2. Clique em cima para abrir o Menu de Contexto e escolha Mapear unidade de rede.

    Você pode fazer o mesmo, selecionando Este Computador e também abrindo o Menu de Contexto;

  3. No diálogo Mapear unidade de rede selecione a letra desejada no campo Unidade. No campo Pasta, digite o caminho da pasta compartilhada ou pressione o botão Procurar para a localizar. Marque a caixa de verificação Reconectar-se durante o logon para que a conexão seja refeita sempre que o usuário ligar o computador;



  4. Ao pressionar o botão Procurar, será apresentado o diálogo Procurar pasta. Selecione a pasta compartilhada e pressione o botão OK;


    Em versões anteriores
  5. Pressione o botão Concluir para finalizar o mapeamento;
  6. Após o mapeamento, poderemos observar no Windows Explorer o drive criado (Y:);


 

Download da Instalação do programa para a Estação  

  1. Começe  desativando o Firewall. Se já o fez passe para o próximo passo;
  2. Clique no link para baixar o arquivo:

    ce_instalacao_remoto_ce800.exe (15 MB) 
     
  3. O programa será baixado para a pasta C:\Downloads. Durante o download aparecerá na parte inferior do navegador um controle com o nome ce_instalação_remota....exe, mostrando o progresso do download abaixo do nome;
  4. Clique no programa para executar.  



    O Windows possui diversas proteções contra a execução de programas baixados da internet. Caso apareçam, clique em Mais informações e depois no botão Executar assim mesmo.

  5. Copie o arquivo baixado (deve estar em C:\Downloads) para cada um dos computadores em rede que acessarão o programa instalado no servidor. Estes computadores serão referenciados como Estações de Trabalho ou simplesmente Estações. O servidor não usará este arquivo, somente as estações.
  6. Em cada uma das estações execute o programa:
                 ce_instalacao_remoto_ce800.exe.
    Se aparecer a pergunta Deseja permitir que o programa de um fornecedor desconhecido faça alterações no computador? Clique no Sim;
  7. Para testar a instalação, abra a pasta do Controle Escolar: botão Iniciar, Meus locais de rede. Clique 2 vezes em cima do programa SCONTESC.EXE. Se for mostrado um Aviso de Segurança, pressione Executar (Run). O programa deve rodar corretamente.

Criar o atalho para executar o programa

A instalação do Controle Escolar não cria o atalho para o acionamento do programa. Para criar o atalho siga as instruções a seguir:

  1. Na Estação, com o Windows Explorer abra a pasta do Controle Escolar que está localizada no servidor:
  2. Selecione o programa Scontesc.exe
  3. Clique com o botão direito e na lista do menu de contexto posicione em Enviar para e no submenu clique em Área de Trabalho.





  1. Você verá na Área de Trabalho o atalho recém-criado. Clique no Título dele, pressione F2 e edite a legenda, colocando: Controle Escolar Acesso Remoto. Clique para testar o funcionamento;

     
     
  2. Caso queira verificar se o atalho aponta para o locar correto, selecione o atalho e coom o cursor em cima da seleção, pressione o botão direito para que apareça o menu contexto. Nêle, clique no item Propriedades;

  3. No diálogo Propriedades os campos Destino e iniciar em devem apontar para a pasta do programa Controle Escolar no Servidor, representada pela letra Y:, para a qual foi mapeada a pasta
               C:\Arquivos de Programas\Controle Escolar do Servidor
    O campo Destino vai passar a ser:
             Y:\scontesc.exe
    O campo Iniciar em passa a conter:
             Y:\

 

Clique aqui e baixe agora o sistema.  




  
Atendimento:  RJ (21) 2252-2699
Copyright 2011 DBI. All rights reserved.